top of page

COMUNICAÇÃO EM SAÚDE

A comunicação entre os profissionais da área da saúde deve ser precisa, completa, sem ambiguidade, oportuna e compreendida por todos. Somente dessa forma, as instituições de saúde podem reduzir a ocorrência de erros, resultando na melhoria da segurança do paciente. Este, por sua vez, estará mais estimulado a uma comunicação efetiva e colaborativa com os profissionais, participando ativamente do cuidado, 

 

As pessoas tem a capacidade de cuidar da própria saúde e da saúde das pessoas que amam. Contudo, com a crescente complexidade das informações de saúde e dos ambientes de assistência médica, a maioria das pessoas precisa de informações adicionais, habilidades e relacionamentos de apoio para que suas necessidades de saúde sejam atendidas.

 

Vários esforços são realizados pelos profissionais de saúde, na tentativa de incentivar mudanças de comportamentos (adoção de dieta mais saudável, abstenção do fumo, uso de preservativos, prática de atividade física etc). Todos são atos comunicativos.e como tal precisam ser tratados para que atinjam os objetivos e alcancem sua audiência.

 

A informação que trata da saúde, assim como as demais, deve estar disponível para consumo de modo que seja compreendida e facilmente alcançada, Fora do ambiente hospitalar ou dos consultórios precisa continuar comunicando e ampliando todo o conjunto de orientações obtidas presencialmente. Precisa facilitar o cuidar da saúde, seja pelos profissionais e especialistas ou pelos indivíduos.

No que se refere aos profissionais de saúde, para que tenham a comunicação como uma aliada, precisam contar com ferramentas e suporte para a sua prática efetiva junto às demais equipes, integrando, aproximando e criando um ambiente de comunicação segura. Essa é a comunicação efetiva que deve chegar aos pacientes.

Menina que verific Nurse

© 2025 por A CASA COMM

COMM_edited.jpg
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Grey Facebook Ícone
bottom of page